Você analisou todas as possibilidades de conquistar sua casa própria e decidiu pelo imóvel ainda em construção? Que ótimo! Saiba que esse tipo de investimento, na maioria das vezes, sai mais barato do que adquirir um lar pronto. Mas, para você poder aproveitar a vida nova, é necessário estar atento nos cuidados ao comprar um imóvel na planta.

Não sabe por onde começar? Então, confira as nossas dicas!

Checklist — Os cuidados ao comprar imóvel na planta

Para quem nunca comprou e nem vendeu um imóvel, as burocracias que envolvem esses processos podem até assustar. Mas com organização e planejamento, qualquer pessoa pode comprar um imóvel de forma segura. Veja o roteiro que você deve seguir:

Escolha uma construtora segura

O primeiro cuidado é escolher uma construtora séria, comprometida com prazos, que tenha toda a documentação necessária e, claro, que possa tirar suas dúvidas sempre que preciso.
Para fazer a melhor decisão, procure indicações entre seus amigos e familiares.

Além disso, é importante verificar se a construtora não responde processos judiciais. Dá para checar isso pela internet mesmo.

Patrimônio de afetação

O patrimônio de afetação é uma certificação. O objetivo é mostrar que a construtora tem uma conta bancária, CNPJ e contabilidade próprias para determinada obra. Tudo isso é essencial, pois se acontecer da empresa quebrar, você não perde seus investimentos. No canal do Youtube “E agora, Raquel?”, você pode encontrar um vídeo sobre o patrimônio de afetação.

Tempo da entrega do imóvel

Mais um cuidado é conferir qual o prazo de entrega da casa ou do apartamento. Geralmente, o tempo de construção desses imóveis é de dois a três anos. Sendo assim, esteja com tudo planejado para a data da mudança e, ao mesmo tempo, é interessante ter um plano B. Afinal, vai que a construtora atrasa um pouco a finalização. Já dizia o ditado que “seguro morreu de velho”!

Fora isso, vale lembrar que é muito importante saber tudo sobre a região que você vai morar futuramente. Então, reúna todas as informações sobre a vizinhança, existência e fluxo de transporte público, opções de lazer, comércios, etc.

Gostou deste artigo sobre cuidados ao comprar imóvel na planta? Confira outras dicas sobre morar e viver bem aqui no blog da Imobiliária Taperinha!