Movimentar os móveis, dar um toque de diversão na decoração e colorir as paredes são uma das N alternativas pra quem quer dar uma cara nova pro lar sem extrapolar o orçamento. No entanto, como nem tudo são flores, transformar o cantinho exige paciência e, definitivamente, desapego.
Vai ser preciso fazer um furo aqui, colar uma fitinha ali (afinal, quadros e relógios, por exemplo, ainda não se penduram sozinhos), trocar a estante de lugar, ver onde a poltrona fica melhor e fazer a votação pra definir qual é a cor mais adequada. Lembrando que a maioria vence! Então não adianta fazer votação e, na hora H, comprar a cor que você quer, né?
Brincadeiras à parte, depois de tudo estar lindo, organizado e nos conformes, tem uma coisinha que pensa que faz parte da família e insiste em permanecer dentro de casa: o cheiro de tinta. Tirar cheiro de tinta após pintar um só cômodo ou a casa inteira vira a nova missão da família, que esqueceu da existência de tintas inodoras e agora precisa abrir as portas e janelas, ligar ventilador em todos os cantos e torcer pra que o cheiro vá embora de vez.
Felizmente, além dessas opções, produtos como incensosóleos essenciais, amoníacos e até mesmo o vinagre, o leite e a cebola dão um empurrãozinho e ajudam o cheiro forte a partir.
Tirar cheiro de tinta

Como disfarçar e tirar cheiro de tinta do ambiente

1. Incensos

Os incensos ajudam a mascarar o forte e desagradável odor. E dentre as várias opções de aromas disponíveis, os mais indicados são os de perfume de madeira.

2. Óleo essenciais

Assim como os incensos, os óleos essenciais auxiliam a disfarçar o forte cheiro da tintura. A recomendação é aplicar cerca de 3 gotinhas de óleo essencial em vários recipientes com meio litro de água limpa e distribuí-los pela casa.

3. Amoníacos

Os amoníacos também são excelentes camuflagens pra cheiro pós-reforma. E pra aproveitar esse benefício, o ideal é misturar 1 colher de sopa de amoníaco em um recipiente com meio litro de água e, posteriormente, posicioná-lo no ambiente desejado.

4. Vinagre branco

Pra tirar cheiro de tinta, o vinagre é uma das melhores alternativas! A recomendação é utilizar 1 xícara de vinagre branco dissolvida em um balde com 2L de água e renovar a mistura diariamente, até o cheiro forte perceber que não é bem-vindo e ir embora de casa.

5. Leite morno

Amornar o leite e distribuí-lo em potes espalhados pela casa é uma ótima pedida pra tirar cheiro de tinta, pois absorve o odor mais forte. E pra intensificar os efeitos, vale aliar essa alternativa aos incensos ou aos óleos essenciais.

6. Cebola

Uma cebola cortada em rodelas em uma bacia com água posicionada no centro do ambiente vai diminuir, consideravelmente, o forte odor deixado pela pintura. Também há a opção de não utilizar água, colocando somente a cebola partida ao meio (com a parte do corte para cima) no ambiente onde é preciso tirar cheiro de tinta.

Simples, não é? Todo mundo sempre tem em casa pelo menos uma dessas alternativas pra tirar cheiro de tinta. E lembre-se: quando bater a vontade de transformar a sua casa de novo, escolha tintas sem odor pra não ter estresse com o cheiro.


Você também tem algum truque? Conte aqui nos comentários ou fale pra gente pelo e-mail taperinha@taperinha.com.br. Vamos amar saber mais sobre os cuidados que você tem com o seu cantinho!