Festas de final de ano podem significar férias e descanso à vista. Porém, junto com os dias de pernas pro ar, vem a preocupação de viajar e deixar a casa sozinha. Por isso, é muito importante pensar em todos os detalhes na hora de planejar uma viagem, sendo que um dos pontos essências é tomar medidas de segurança pra casa no período de ausência dos moradores.

Medidas de segurança pra deixar a casa sozinha

Se possível, tenha ajuda de alguém de confiança

  • Deixe a chave da casa com um familiar, amigo ou alguém de confiança;
  • Caso você assine algum tipo de serviço, como jornal e revista, suspenda durante o período da viagem ou peça que o responsável pela casa recolha;
  • Às vezes, ligue pra saber se está tudo certo e pra relembrar o responsável pela segurança da casa de alguns detalhes, como abrir as janelas e as portas pra ventilação do ar, receber correspondências e etc.

Desligue os aparelhos eletrônicos

  • Se possível, deixe seus equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos desligados das tomadas, a fim de prevenir possíveis estragos em caso de descargas elétricas, por exemplo. Além de proteger os aparelhos, essa medida ajuda a economizar;
  • Diminua a temperatura da geladeira e do freezer, pois ficarão apenas fechados ou serão pouco abertos.

Feche registros

  • Feche o registro do botijão de gás pra evitar possíveis vazamentos e acidentes graves;
  • Feche a válvula de água a fim de prevenir problemas, como alagamentos, desperdícios de água, entre outros.

Instale dispositivos de segurança e redes sociais

  • Caso seu imóvel ainda não tenha nenhum aparelho de segurança, esse é o momento de investir e instalar. A sugestão são câmeras de vigilância, cerca elétrica e alarmes. Além disso, alguns equipamentos de segurança possibilitam o monitoramento por meio de um aplicativo de celular. Dessa forma, você pode observar e acionar alarmes a distância durante todo o período de casa sozinha.
  • Todo cuidado é pouco. Por isso, evite espalhar a notícia que irá viajar. Comente apenas com os amigos mais próximos e, em hipótese alguma, compartilhe algo relacionado a sua ausência nas redes sociais.

Além de todos esses truques superúteis pra deixar a casa sozinha e em ordem quando chega a esperada hora de pegar a estrada, a Raquel comentou mais alguns cuidados pra garantir uma viagem mais tranquila, sem incomodações com o imóvel.


Conte pra gente nos comentários se você realiza alguma dessas medidas de seguranças antes de viajar ou se tem outras dicas pra compartilhar conosco!