Com o advento da pandemia do coronavírus, o distanciamento social tornou-se a principal medida de prevenção. Isso fez com que as pessoas passassem a ficar bem mais tempo em casa, inclusive para trabalhar e/ou estudar. Com estas condições, as regras de convivência em condomínio intensificaram-se, e respeitá-las é fundamental para o bem-estar de todos os moradores.

Quais são as medidas necessárias para se ter uma boa convivência em condomínio, em especial durante a pandemia? Confira:

Evite barulhos

Uma das mudanças ocasionadas pela pandemia foi que muitas pessoas passaram a estudar e/ou trabalhar em casa, o que exige ainda mais cuidados com barulhos. Para não atrapalhar as atividades de nenhum vizinho, é comum um horário de silêncio estabelecido entre 22h e 8h. Ou seja, durante este período, evite o volume alto de eletrônicos e de conversas, andar de salto alto ou o uso liquidificador e secador de cabelos, por exemplo.

 

Adie obras e reformas

Reparos e alterações estéticas na casa são atividades barulhentas e que ainda trazem pessoas desconhecidas ao condomínio, por isso, devem ser adiadas. No entanto, obras que representam riscos estruturais devem ser realizadas o quanto antes.

 

Cuide de seus pets

É fundamental que você sempre proporcione um ambiente saudável para seus bichinhos. Além de isso lhes proporcionar qualidade de vida, evita que fiquem estressados e façam barulhos que possam atrapalhar os outros moradores. E, sempre que for sair para passear com seus pets, use máscara e higienize as patinhas quando voltar às áreas comuns do condomínio.

 

Atente-se às entregas, prestadores de serviço e visitantes

Sempre que possível, os moradores devem evitar a presença de visitantes e também adiar atividades não essenciais que requerem prestadores de serviços. Já em entregas feitas por motoboys, procure sempre buscar os pedidos no portão, evitando a entrada no condomínio.

 

E, é claro, para garantir ainda mais a boa convivência, sempre que circular pelo condomínio use máscara, no elevador acione os botões com seu cotovelo e espere a vez para não aglomerar, evite tocar em superfícies como corrimãos e converse de longe com seus vizinhos. Seja morador, síndico ou funcionário, respeitar essas regras é fundamental para o bem-estar de todos!