Você está prestes a comprar o seu primeiro apartamento? Essa fase gera muita empolgação, afinal, um grande sonho será realizado. Mas, apesar do entusiasmo, não feche negócio logo de cara. Você precisa avaliar detalhe por detalhe. 

Pensando nisso, separamos alguns erros comuns que podem tirar o imóvel ideal do seu foco. Quer saber quais são eles? Confira tudo neste artigo!  

O que NÃO fazer ao comprar o primeiro apartamento

O que você pensa em avaliar antes de comprar o seu apartamento? Provavelmente, localização, tamanho dos cômodos, preço e decoração, certo? Só que concentrar sua atenção apenas nesses pontos é um erro. Veja outros deslizes que você deve evitar:

1. Não conhecer o clima do bairro

Quando você não sabe como são os dias de frio, calor ou, ainda, se a chuva atrapalha a mobilidade do bairro, a chance de errar na escolha aumenta. No geral, não dar uma volta e passar algumas horas na região é um grande erro. 

2. Deixar de avaliar a segurança

Só perguntar como é a segurança do bairro não basta. Procure observar se as ruas têm movimento de dia e à noite. Além disso, se há policiamento e até que horas os comércios ficam abertos. 

3. Não verificar a luz e ventilação do imóvel

A gente aposta que, durante as visitas, você nunca pensou em abrir as janelas do apartamento e, assim, ver se há luz natural e correntes de ar. Pode até parecer que não, mas essa observação faz toda a diferença no seu humor e na qualidade de vida. Sem contar que um imóvel mal iluminado e arejado pode ter mofo. 

4. Esquecer de olhar a parte hidráulica

Não conferir a parte hidráulica, ou seja, torneiras e chuveiros, também pode te causar problemas no futuro. O melhor, então, é ver se tudo está funcionando direitinho antes de comprar o primeiro apartamento. Olhe também as portas, paredes, janelas e toda a estrutura do apartamento. 

5. Não considerar gastos extras

Se você não colocar os gastos extras na ponta do lápis, a sua organização financeira pode ir por água abaixo. Mas, o que são os custos a mais? 

No caso de um apartamento, você precisa conferir os recursos que o prédio tem. As despesas são calculadas com base em um índice de fração ideal da unidade. No quadro E agora, Raquel? do Youtube da Taperinha, você pode entender mais detalhes desse assunto. 

Gostou das nossas dicas? Aproveite para tirar mais dúvidas sobre compra e venda de imóveis aqui no blog e no site Imobiliária Taperinha!