Na hora de seguir rumo à Santa Maria, todo novo universitário deve ficar atento a muitas outras coisas além de arrumar a bagagem e comprar o material. Entre todas as preocupações que surgem quando é necessário sair da casa dos pais, escolher a localização é uma das primeiras a dar as caras. Já comentamos sobre as facilidades de morar em Camobi, um bairro mais afastado, mas que possui infraestrutura completa. Desta vez, vamos comentar sobre as vantagens de optar morar no Centro da cidade.

Facilidades de morar no centro

Com quase 18 mil habitantes, o Centro de Santa Maria é o segundo maior bairro da cidade, ficando atrás somente de Camobi. E como na maioria das áreas centrais dos municípios brasileiros, o Centro de Santa Maria é altamente movimentado, incentivando a aglomeração de inúmeros pontos comerciais, de lazer, bancários e de educação.

Comércio

Os principais pontos do bairro são o Calçadão Salvador Isaia e a Rua do Acampamento (a mais antiga do município). Ambos possuem inúmeras opções de lojas de roupas, calçados, acessórios, brinquedos, produtos de beleza, livros, etc., além de 3 shoppings.

Lazer

Existem opções pra quem curte hambúrguer, petiscos, pasteis, comida vegana e bebidas artesanais, por exemplo. Então é simples de agradar o paladar, além de ser superfácil sair da aula e ir a bares, a pubs, a festas, ao Theatro Treze de Maio ou ao Calçadão pra tomar um mate ou provar a famosa massa folheada da tradicional confeitaria morando no Centro.

Agências bancárias

Quem escolhe morar no centro não passa aperto quando precisa sacar ou depositar dinheiro. Com 6 bancos, a Avenida Rio Branco concentra a maior parte das agências da cidade. E em endereços próximos à Avenida, como a Rua do Acampamento e o Calçadão Salvador Isaia, encontram-se caixas eletrônicos nos shoppings e outras 2 agências bancárias.

Educação

O Centro e bairros extremamente próximos abrigam inúmeras alternativas de escolas públicas e particulares pra todos os níveis e idades (infantil, fundamental e médio). Além disso, há opções de cursinhos preparatórios pra quem permanece na tentativa de conquistar uma vaga na universidade. E a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-Câmpus central), a Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), a Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma) e a Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames) são a segunda casa no Centro daqueles que já são bixos ou veteranos.

Restaurantes

As opções pros estudantes que acham mais fácil almoçar no Centro do que fazer almoço em casa são quase infinitas! Os 3 shoppings do bairro oferecem dezenas de opções de cardápio, além dos outros restaurantes espalhados por ruas próximas. O valor é bastante variado, e o menu agrada a vegetarianos, veganos, fitness e ecléticos.

Supermercados

Existem opções de supermercados e minimercados espalhados por vários cantinhos do bairro Centro. Somente na Avenida Rio Branco, por exemplo, há 4 alternativas. E encontram-se cerca de 20 opções nas demais ruas e nas localidades próximas ao bairro central da cidade. Portanto não tem desculpa pra só ter água na geladeira, né?

morar no centro

Fonte: Arquivo da Secretaria Municipal de Turismo de Santa Maria/RS

Se você está vindo pra esta cidade, pode, sim, viver pertinho de tanta facilidade e da tentação do comércio santa-mariense. Mas, em primeiro lugar, é preciso pesquisar o imóvel que mais tem a ver com você! Acesse nosso site e encontre as melhores opções pra alugar ou comprar no Centro de Santa Maria.