A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria (LFCCSM) é uma associação civil, sem fins lucrativos, apolítica e apartidária, que desenvolve, com o apoio de aproximadamente 60 voluntárias, um trabalho de auxílio a homens e mulheres portadores de diferentes tipos câncer, bem como seus familiares.

Todas que dedicam o próprio tempo e dão vida à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria acreditam que o maior propósito da LFCCSM é estar ali, presente, fazendo com que cada um seja acolhido e amado e que una forças pra ultrapassar os obstáculos, aumentar a autoestima, compartilhar histórias, aconselhar sobre o assunto ou ouvir um pouquinho de tudo. As voluntárias também apostam na comunicação e na informação como ferramentas eficazes de prevenção e conscientização do público.

Então, impulsionadas por isso e como forma de arrecadar fundos, atividades como chás, jantares, rifas, palestras e concursos de beleza são organizadas por elas durante todos os meses do ano, sendo todas beneficentes e com o apoio de empresas, clínicas, médicos, psicólogos e demais voluntários. Além disso, as voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer são organizadoras de um brechó, localizado na Rua Dr. Bozano, nº 1051, sede da associação, que reúne roupas, acessórios e calçados. Tudo limpinho, dobrado, etiquetado e, caso necessário, reformado.
No entanto, as atividades, que já são intensas ao longo do ano, são acentuadas com a chegada do Outubro Rosa, o mês dedicado à prevenção do câncer de mama.

Outubro Rosa na Liga Feminina de Combate ao Câncer

A campanha do Outubro Rosa é um movimento internacional que chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A entidade, a fim de reduzir a mortalidade, tem como propósito conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença.
Entre as inúmeras ações que ocorrem ao longo de todo o mês pelo mundo, em Santa Maria encontramos principalmente a iluminação de prédios e monumentos na cor rosa, o emprego do laço que representa a luta contra o câncer de mama, o aumento da frequência das atividades educativas sobre o assunto e a superfesta Azar & Elas.

Festa Azar & Elas

Em 2019, o evento, que é exclusivo pro público feminino e reúne, em todas as edições, muita música, shows, drinks, gastronomia e sorteio de brindes, acontece no dia 25 de outubro e é organizado por Roberto Bressiani, o empresário conhecido como Azar, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama de Santa Maria e apoiadores locais, como a Taperinha. Para o idealizador, o formato da ação é uma festa, porém a intenção é transformar um tema que geralmente aparece relacionado à dor e ao sofrimento em um momento de sorrisos e confraternização.

Nossa parceria com o evento Azar & Elas surgiu em 2015 após um convite feito diretamente para a Raquel Trevisan, diretora de Marketing e Vendas da Imobiliária. De acordo com a Raquel, foi uma surpresa entender mais do trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer, conhecer o trabalho voluntário e as diferentes histórias por trás de cada integrante da LFCCSM, além de saber que existe um projeto que, por meio de uma festa, tem o objetivo de ajudar uma causa muito nobre. Tudo sob uma perspectiva mais humana e sensível de encarar a doença.


Pra garantir o seu ingresso e marcar presença na festa realizada por uma causa linda, nobre e tão importante, solicite o seu ingresso ou adquira direto na Taperinha. Depois não deixe de contar pra gente como foi participar do evento, viu? Vamos amar saber sobre essa sua experiência solidária!