Você está pensando em comprar imóvel na planta, mas não tem certeza se esse é um bom negócio? Pode ficar tranquilo, pois nesta matéria vamos falar tudo sobre mitos e verdades de comprar casa ou apartamento que ainda está na fase inicial. 

Será que o investimento custa caro ou sai mais barato? Tem que pagar tudo à vista? É necessário ter um banco como agente? Descubra tudo isso e muito mais! 

Imóvel na planta custa mais barato?

Verdade.

Normalmente, comprar na planta é mais barato, independente do tipo de casa ou apartamento. Assim, você pode encontrar um mesmo imóvel na planta mais barato do que depois de pronto. 

Dá pra comprar o imóvel na planta e em pouco tempo se mudar?

Mito.

A espera para a construção da casa ou do apartamento leva em torno de dois a três anos, então, você vai precisar ter paciência, mas, não tenha dúvidas… A espera vai valer a pena! 

É preciso pagar a casa ou o apartamento na planta à vista?

Mito. 

Não é preciso pagar à vista, mas, caso você faça isso, saiba que o preço costuma ser mais barato. Já sobre o pagamento a prazo, você pode dar um valor de entrada e ir pagando as parcelas durante a obra.  De qualquer forma, vale frisar que, para a compra de um imóvel, é essencial ter muita organização financeira

Ter um agente financiador (banco) faz a propriedade ficar mais cara?

Mito. 

A taxa do ITBI, por exemplo, fica mais barata para imóveis financiados por agentes. 

Vale a pena lembrar que o ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis. A taxa municipal é cobrada em todos os processos de compra e venda de imóveis, independente se estão prontos ou na planta. 

Se o ITBI não for pago, a documentação do imóvel não pode ser liberada. Sendo assim, é muito interessante poder comprar uma casa ou apartamento com esse imposto mais barato, não é? 

Como comprar imóvel na planta com segurança?

Em qualquer compra de imóvel na planta, você precisa dar atenção aos pontos de segurança de negócios. Para isso, avalie a construtora, tenha certeza de que ela é de alta qualidade e confiança. Quanto aos corretores imobiliários, escolha aqueles que saibam te orientar da melhor forma possível. 

Por fim, verifique se o imóvel possui o patrimônio de afetação. Mas o que significa isso?

O patrimônio de afetação, basicamente, indica que obra é blindada, ou seja, que tem CNPJ, contabilidade e conta própria para evitar que, caso a construtora quebre, você não perca o investimento. Mas não são todas as empreiteiras que possuem as normas de afetação, em Santa Maria mesmo, isso não é comum. 

Fora os cuidados anteriores, vale a pena também procurar o número da incorporação nos materiais de divulgação, já que isso serve como garantia de que a obra foi incorporada. Não se esqueça ainda de pesquisar informações sobre a construtora no Google e no Reclame Aqui. Todas essas cautelas te dão mais segurança na hora de comprar imóvel na planta.

 

Gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando e confira muitos outros conteúdos aqui no blog Imobiliária Taperinha