Com a chegada da pandemia, houve grande aumento no número de fraudes, inclusive golpes virtuais. Você provavelmente já ouviu falar no golpe do boleto, também conhecido como bolware. Este golpe se baseia na adulteração de dados bancários diretamente no computador do usuário. Assim, ao efetuar o pagamento o dinheiro é desviado para a conta dos criminosos. 

Para evitar aglomerações e facilitar o seu dia a dia, nós da Taperinha estamos trabalhando com o boleto fácil, que você pode acessar da sua casa, apenas com o seu CPF. Por isso, separamos algumas dicas para evitar que você caia no golpe do boleto.

Golpe do boleto

1 – Antivírus

Contrate um antivírus pago e utilize sempre sistemas operacionais originais e atualizados. 

2 – Tome cuidados em seu e-mail

Se receber em seu e-mail anexos de fontes desconhecidas opte por não abrir. Links de terceiros também podem conter vírus, então evite sempre que possível.

3 – No Linkedin e Skype também

Assim como no e-mail, você poderá receber links desconhecidos através desses mensageiros. Evite abri-los.

4 – Preste atenção

É importante que você leia com atenção e observe todas as informações do boleto.

5 – Pesquise e não caia no golpe do boleto

Através do site de busca FEBRABAN você consegue consultar dados sobre as instituições financeiras. 

6 – A assinatura condiz? 

Observe, o boleto deve conter o nome e a logomarca do banco emissor coincidentes.

7 – Fique atento aos números

A identificação do banco é feita através dos 3 primeiros caracteres da linha digitável, que devem ser iguais ao número do banco.

8 –  Confira as informações do banco

A linha digitável deve conter a agência, o código cedente e, ao final, o valor do documento, independentemente do banco emissor do boleto. 

9 – Ligue e tire as dúvidas

Se ainda tiver dúvidas, ligue para o emissor do boleto e confirme as informações por voz.

10 – Baixe o boleto direto do site

Sempre que possível, baixe o boleto diretamente no site da empresa que está fazendo a cobrança. Para aumentar a segurança, algumas empresas – entre elas a Taperinha – agora solicitam o CPF antes de abrir o boleto.

11 – Não instale extensões suspeitas em seu navegador

Extensões fraudulentas instaladas no navegador podem gerar golpes, além de colocar a conta bancária em risco. Esses programas mal intencionados podem interferir na geração de boletos, alterando os dados bancários.

12 – Evite wi-fi público

Ao fazer download do boleto, certifique-se de que o site é seguro e evite usar rede de internet pública, pois elas estão mais suscetíveis à ataques.

 

Golpe do boleto


E aí, o que achou das nossas dicas para evitar o golpe do boleto? Todo cuidado é pouco, por isso fique atento. Sempre que estiver com dúvidas, não efetue o pagamento até ter certeza que seu boleto não foi alterado. 

Se você é cliente Taperinha, pode acessar seu boleto fácil aqui

Quer mais dicas sobre segurança, decoração ou até mesmo uma ajuda para escolher seu novo lar? Então não deixe de conferir outros artigos do nosso blog.