Estar bem informado é imprescindível nos dias hoje para que você não seja surpreendido de forma negativa em nenhum momento. E quando se trata de tributações que envolvem lucros e rendimentos, essas informações são ainda mais importantes. Por isso hoje vamos falar sobre o ganho de capital.

O que é Ganho de Capital?

O “ganho de capital” é qualquer lucro que você obtenha entre a compra e a venda de um bem. No ramo de imóveis, há algumas regras pra que haja um pagamento de tributos ou até mesmo a isenção desses durante a venda de um imóvel.

Em quais situações você paga tributos?

Veja algumas dicas básicas sobre o assunto e consiga identificar em qual situação o seu imóvel se encaixa:

  • O imposto sobre ganho de capital é tributado em imóveis com valor acima de R$440.000,00;
  • O pagamento do imposto deve ser realizado no mês seguinte após a venda do imóvel. ou seja, NÃO pode ser pago somente junto ao próximo recolhimento de IR;
  • Imóveis adquiridos até 1969 não pagam imposto;
  • Os imóveis comprados entre 1970 e 1988 são quase isentos de imposto, pois ganham até 95% de desconto;

Importante:

Se você receber isenção desse tributo na aquisição de um novo imóvel, e acabar não realizando a compra dentro do prazo necessário (180 dias), você acumulará multas e encargos referentes ao não pagamento desse tributo, conforme a lei determina. Além disso, fique atento à principal regra que possibilita o recebimento de isenção:

Ganho de capital

ATENÇÃO!

Por isso, somente vendendo seu imóvel para comprar outro é que, de acordo com a legislação, você receberá o benefício.

Pra saber detalhadamente como são essas regras, acesse aqui e fique por dentro do que a Receita Federal determina em cada situação.

Esse tema é tão importante que dedicamos dois programas do E agora, Raquel? pra falar sobre ele:

Se você tem alguma dúvida ou situação que podemos ajudar, fale conosco! Entre em contato no taperinha@taperinha.com.br e inscreva-se no nosso canal.