Além da burocracia na hora de alugar um cantinho, uma das preocupações do locatário é encontrar um fiador de imóvel. Felizmente, a tradicional figura do fiador de imóvel não é mais a única alternativa pra quem vai locar! Pra tornar tudo mais fácil, existem, atualmente, outros 4 tipos de fiança: o Seguro Fiança, o Título de Capitalização, aCarta Fiança e o CredPago.

Alternativas ao fiador de imóvel

O fiador da locação é o responsável por arcar com a dívida caso o inquilino não cumpra com suas despesas. Pode ser pai, mãe, sogro, tio ou um grande amigo do locatário, desde que seja uma pessoa física ou jurídica com renda líquida de, no mínimo, 3 vezes superior ao valor e encargos do aluguel. O fiador também deve ser proprietário de imóvel e disponibilizá-lo como garantia de pagamento no contrato de locação. Além disso, se for casado, seu cônjuge deve aceitar e assinar, “por livre e espontânea vontade”, a responsabilidade que o companheiro assumiu.

No entanto, mesmo que essa seja a modalidade mais tradicional pra fechar o contrato, não anda tão fácil encontrar alguém que esteja disposto a assumir tal compromisso. Por isso, outras 4 formas facilitadas de fiança surgem como alternativas pra quem não encontrou um fiador de imóvel.

Fiador de imovel

1. Seguro Fiança Gratuito

Nesta opção, o pagamento pode ser à vista ou parcelado e o seguro é renovado anualmente. Aproximadamente, o valor de 1,5 aluguéis é investido e, como nos demais seguros, esse pagamento não será mais ressarcido.

Na Taperinha, é fácil de encontrar imóveis que aceitam o Seguro Fiança sem pagar nada por isso, pois quem assume a despesa é o proprietário! Clique aqui pra saber mais sobre nosso Seguro Fiança Gratuito e alugue sem fiador de imóvel.

2. Título de Capitalização

Nesta alternativa, é previsto um pagamento único de 12 vezes o valor do aluguel. Assim é garantido ao inquilino a locação do imóvel sem qualquer burocracia e sem o fiador de imóvel. O valor pago ficará rendendo na Agência Bancária e poderá ser resgatado no final da locação, após a rescisão do contrato ser aprovada pela Taperinha. O Título de Capitalização é renovado anualmente e o locatário, pra ser ressarcido integralmente, deverá cuidar da renovação pra não obter descontos no valor acumulado.

3. Carta Fiança

Os servidores das Forças Armadas do Brasil também têm benefícios na Taperinha! Quando o colaborador aluga com a Carta Fiança, o Exército, a Aeronáutica ou a Marinha asseguram o pagamento do aluguel. Entretanto, a instituição não é a fiadora do locatário. Ela somente garante ao locador o cumprimento das obrigações firmadas no contrato de aluguel.

4. CredPago

Pra alugar com o CredPago, é necessário um cartão de crédito, CPF e apenas 15 minutinhos pra passar na Taperinha. Nesta modalidade, a burocracia é eliminada e o aluguel do imóvel é liberado com base no limite disponível no cartão. O limite deve ser, no mínimo, 3 vezes o valor do aluguel e o locatário deve apresentar a fatura paga no último mês.

Passo a passo pra alugar

Agora que você já conhece as principais alternativas e os passos mais simples pra alugar o seu cantinho, confira nossas redes sociais e acompanhe imóveis únicos, especiais e do seu jeito!

Mas caso tenha ficado alguma dúvida, é só enviar pra taperinha@taperinha.com.br que nós esclarecemos.