De um lado, um proprietário ansioso pra vender o imóvel o mais rápido possível. Do outro, uma imobiliária ou um corretor à procura de muitos pra vender. Assim, aparentemente, é formado o cenário perfeito pra estimular o proprietário a divulgar o bem em todos os cantinhos possíveis e pra encher a carteira do corretor de opções. No entanto, essas circunstancias, ao contrário do que aparentam, podem atrasar e atrapalhar a negociação, diferentemente do que aconteceria caso o proprietário optasse por oferecer exclusividade na venda do imóvel a uma só imobiliária ou corretor. Afinal, quando há tal exclusividade na venda, a negociação tem mais qualidade, o imóvel é valorizado, a transação tem menor risco e o processo é mais seguro.

Vantagens de oferecer exclusividade na venda

1. Negociação com mais qualidade

Ao constar na carteira de várias imobiliárias ou de muitos corretores, o imóvel pode não receber atenção diferenciada do responsável pelo imóvel, tornando-se apenas mais um dentre tantos outros disponíveis.

Dessa forma, ao possuir exclusividade na venda, o vendedor pode elaborar melhores estratégias, aprimorar as visitas e dedicar muito mais tempo à negociação, até porque a venda depende apenas dele.

2. Imóvel valorizado

Se um interessado em adquirir um novo cantinho pra morar, alugar ou investir vê o mesmo imóvel anunciado em vários lugares, ele pode ter a sensação de que o proprietário tem urgência pra vender o bem. Isso pode acabar atraindo propostas mais baixas e desvalorizando o imóvel completamente.

Porém, quando o vendedor possui exclusividade na venda, existe uma negociação diferenciada, de forma que o imóvel é apresentado como uma oportunidade única e imperdível, o que pode fazer com que o comprador tenha pressa de fechar negócio.

3. Menor risco na transação

Talvez o proprietário passe por várias situações desagradáveis ao disponibilizar o mesmo imóvel a várias imobiliárias. Uma delas é quando o comprador o negocia com diferentes imobiliárias simultaneamente. Também é possível que o interessado visite a casa ou apartamento com um corretor, mas feche negócio com outro. Isso pode causar inconvenientes entre os profissionais, fazendo com que o que apresentou o imóvel sinta-se prejudicado.

Além disso, o comprador pode sair no prejuízo ao escolher um endereço que não tem exclusividade na venda, pois, na hora que ele visita e avalia a compra, a negociação do imóvel pode estar em andamento com outra imobiliária.

4. Processo seguro

Pra evitar aquele vai e vem de pessoas desconhecidas dentro do imóvel anunciado, optar por dar exclusividade na venda é uma ótima saída. Dessa forma, menos pessoas têm acesso às chaves e fica mais fácil de controlar os horários das visitas dos interessados em comprar.

Fonte: Valore Imóveis 

Conseguiu dar uma clareada sobre a exclusividade na venda de imóvel? Essa prática de divulgar somente em uma imobiliária ou com um corretor tem bastante resistência por parte dos proprietários, que acreditam que isso prejudica a visibilidade do imóvel e atrasa o fechamento de um bom negócio. Porém, tendo essas vantagens em mente, a venda pode acontecer ainda mais cedo do que o esperado!

E se ainda restaram dúvidas sobre a venda ou a compra do seu imóvel com exclusividade, deixe seu comentário, entre em contato com a gente pelo e-mail vendas@taperinha.com.br ou acesse nossas redes sociais!