A vida a dois costuma trazer grandes desafios, o maior deles, sem dúvidas, é a administração das finanças. Qual casal nunca teve um pequeno desentendimento ou até mesmo brigou feio por causa de dinheiro? Se esse tipo de situação faz parte do seu relacionamento, não precisa mais se preocupar. Nós da Taperinha preparamos várias dicas para organização financeira de casal.

Confira todos os pontos e descubra como pode ser simples ter sucesso com as finanças!

Transparência é essencial para o controle financeiro

É muito importante que o casal tenha transparência e muito diálogo. No dia a dia, procure conversar bastante com seu parceiro (a) sobre planos, rendas, custos extras, contenção de gastos e tudo mais.

Não se esconda e nem omita informações e fatos, ou seja, nada de comprar aquela blusinha escondida ou dizer que a fatura do cartão veio baratinha, quando, na verdade, está bem alta. O ideal é ser totalmente transparente mesmo!

A pergunta crucial para qualquer casal: quanto cada um ganha?

Sim, as duas pessoas precisam dizer o quanto ganham por mês. Tem gente que acha isso meio invasivo e até mesmo controlador, mas como ter organização financeira sem saber o quanto de dinheiro entra mensalmente? Lembre-se da nossa dica anterior: transparência é tudo!

Depois de saber o valor do salário de cada um, fica muito mais fácil ter consciência financeira e se organizar.

Fazer um planejamento é uma das grandes dicas para organização financeira de casal

Depois que o casal conversou sobre o quanto cada um ganha, é hora de fazer um planejamento financeiro. Isso pode parecer meio complicado, mas é bem simples, na verdade.

As duas pessoas devem traçar metas em curto e em longo prazo. Os objetivos mais fáceis podem ser: uma viagem daqui a um mês, conseguir economizar nas contas de casa ou com passeios aos fins de semana, etc.

Já as metas maiores podem ser a compra de uma casa ou de um apartamento, trocar de carro ou de moto, fazer um mochilão pela Europa, enfim, existem muitos sonhos e desejos financeiros a dois, né?  

Praticar hábitos de economia faz toda diferença

Não tem como falar sobre dicas para organização financeira sem destacar a economia. Isso não quer dizer que o casal precisa ser bem mão de vaca, com alguns costumes simples do dia a dia, já dá pra poupar um bom dinheirinho!

Na hora de comprar qualquer coisa à vista, por exemplo, dá pra pedir um desconto – ainda que a redução do valor seja baixa, já faz diferença, viu? Outra das grandes dicas de organização financeira é pesquisar preços.

O casal está precisando comprar uma geladeira, por exemplo? Antes de qualquer coisa, veja os valores em lojas virtuais e físicas e, se possível, negocie o custo.

Viu só como são simples as medidas para organização das finanças? Depois de conversar com o seu parceiro (a), conte pra gente como a situação financeira de vocês melhorou! Estamos curiosos para saber! Não deixe de conferir também outras dicas aqui no blog.