Procurando inspirações para decorar o seu novo lar? As flores e as plantas são ótimas opções para isso. Mas, ao invés de usar vasos e jardins comuns, que tal apostar em uma proposta mais criativa? Foi pensando nisso que separamos todas as dicas de como fazer terrário fechado. 

Confira todos os detalhes neste artigo e deixe seus espaços muito mais bonitos e aconchegantes! 

Quais materiais são necessários?

O primeiro ponto é separar todos os materiais necessários. Você vai precisar de: 

  • recipiente: para que as plantas, flores e objetos decorativos fiquem totalmente visíveis, o mais aconselhável é usar um recipiente de vidro. O tamanho e a forma ficam a seu critério. Dá para usar garrafas, espécies de aquário, potes e até mesmo, uma jarra de cafeteira velha;
  • terra: em casas de jardinagem, você pode encontrar terras ideais para cada tipo de flor e planta;
  • pedras e cascalhos: os acessórios servem não só para somar à decoração, mas também para ajudar a drenar a água. Aliás, existem diversos tamanhos e cores de pedras e cascalhos. Fique à vontade para escolher aqueles que mais fazem o seu estilo;
  • musgo verde ou seco: esses dois tipos de espécies naturais ajudam a deixar a umidade adequada dentro do terrário fechado; 
  • flores e plantas: violetas, suculentas e cactos são algumas das opções mais clássicas para fazer um terrário fechado. 
  • substrato: não se esqueça de usar o composto orgânico ideal para nutrir a terra e garantir vida longa para suas flores e plantas. 

Dicas de Como Fazer um Terrário Fechado

Como fazer terrário fechado?

Pegue o recipiente de vidro que você escolheu e coloque as pedras ou cascalhos dentro dele. Em seguida, espalhe o musgo e a terra cuidadosamente. O próximo passo é inserir as plantas ou flores. Por último, coloque um pouco de substrato e água. Se preferir, também dá para enfeitar com mini objetos, como, por exemplo, carrinhos e bonecos.  

É importante lembrar que algumas espécies de plantas devem ser regadas com quantidades bem limitadas de água. Cactus e suculentas são exemplos disso. Não se esqueça que as espécies também precisam de sol e que não devem ficar expostas a grandes correntes de ar. Além disso, lembre-se de limpar o seu terrário com frequência.                                         

O bacana é que esse tipo de objeto de decoração combina com todos os ambientes, do quarto de casal ao escritório. E se quiser, você pode pendurar garrafas ou lâmpadas velhas no teto, colar em caixotes de madeira para fixar na parede, enfim, não faltam ideias criativas. 

Dicas de Como Fazer um Terrário Fechado

Agora que você já sabe como fazer terrário fechado, não perca mais tempo. Deixe seu lar um verdadeiro encanto! 

Gostou das nossas dicas? Continue navegando aqui no blog da Taperinha e descubra mais informações para você viver e morar bem!