O Dia do Gaúcho é sempre muito comemorado aqui no Rio Grande do Sul. Mas não é só em 20 de setembro que a cultura gaúcha ganha espaço por aqui. Dê uma olhada em algumas práticas que são tradicionalistas e que provavelmente fazem parte do seu cotidiano!

Chimarrão

O nosso velho e bom chimarrão é um dos principais símbolos da cultura gaúcha. Cevar um mate amargo ao acordar é costume de muita gente por aqui. O chimarrão também faz parte das rodas de amigos e está sempre por perto no trabalho. Tem gente que prefere o amargo, outras pessoas gostam de erva com açúcar e tem ainda os que partem para o tererê. O que importa é que este símbolo da tradição gaúcha está sempre presente no nosso dia a dia.

Cultura gaúcha

Churrasco

Que atire a primeira pedra quem nunca reuniu a família ou os amigos para celebrar alguma data com o famoso churrasco! Pois é, aqui no Sul a churrasqueira é quase um item obrigatório nos imóveis. O tradicional churrasco gaúcho é feito com carne, mas se você é vegetariano, não vai ficar de fora! Muitas pessoas costumam assar outros alimentos como cebola, pimentão ou tomate para substituir a carne. 

Cultura gaúcha

Matambre recheado

Outro prato que você provavelmente adora: o famoso matambre recheado! Você sabia que o matambre é a carne retirada entre a pele e a costela bovina? Ainda na colonização gaúcha, o matambre passou a ser misturado com outros ingredientes para render mais e amaciá-lo. Pois é, o matambre recheado faz parte da história gaúcha!

Cultura gaúcha

Arroz carreteiro

O arroz carreteiro também é uma receita muito presente aqui no Estado. Originalmente é feito de charque (carne bovina salgada e seca ao sol), mas comumente é adaptado e feito com os restos do churrasco. E se você não faz ideia do que estamos falando, pense que o carreteiro é mais ou menos um “risoto bagual”.

Cultura gaúcha

Gírias e a cultura gaúcha

As gírias e os sotaques fazem parte de vários estados brasileiros, e aqui no Rio Grande do Sul não seria diferente. Confira abaixo uma lista com algumas expressões do “gauchês” que usamos no dia a dia:

Cultura gaúcha


E aí, conhece alguma dessas gírias? Sendo gaúcho ou morador do Rio Grande do Sul, deve falar quase todas! E o que achou dos pratos típicos? Se você já provou pelo menos um deles, pode-se dizer que você já conhece um pouco do sabor gaúcho!

Se você quiser dicas de  receitas e/ou de decoração, acesse nosso Pinterest e confira outros artigos do nosso blog!