Verão é tempo de férias, já emendando com o carnaval, fazendo o começo do ano ser uma época aguardada e planejada por muito tempo. A maioria das pessoas optam por viajar durante o período, o que gera uma preocupação: deixar a casa fechada por tanto tempo na temporada.

Muitos cuidados são necessários antes de deixar a casa sozinha e viajar. A maioria visando a segurança estrutural do imóvel e o que está dentro dele. Mas muitas medidas podem ajudar a economizar dinheiro nas contas e manter o ambiente organizado ao voltar de viagem. Confira nossas dicas.

Segurança

A época é certamente uma das preferidas dos criminosos, já que a casa vazia facilita a invasão e o furto de objetos. Por isso, alguns cuidados são fundamentais para prezar pela segurança de sua casa.

Objetos de valor: a recomendação é não manter objetos de valor em casa, mesmo aqueles voltado à decoração, como quadros e obras de arte. Se eles ficarem na residência, esta precisa ser protegida com câmeras, alarmes ou segurança particular. Os objetos de valor precisam estar segurados, para evitar dor de cabeça.

Trancas e grades: seja casa ou apartamento, é necessário sempre ter trincas e maçanetas reforçadas, além da chamada trinca segredo, aquela fechadura extra nas extremidades da porta. É ideal que as janelas, mesmo de apartamento, tenham grades, de preferência para o lado de dentro. A ação dos criminosos precisa ser executada da forma mais rápida possível e, por isso, costumam evitar locais com muitos obstáculos.

Evite chamar a atenção de estranhos: campainha, interfone e telefone que tocam sem ninguém para atender são indicativos de casa vazia para criminosos. Desligue-os e desvie as chamadas de seu telefone para outro telefone ou linha móvel para poder atender onde estiver. Revistas e jornais acumulados na frente de casa também indicam que não há pessoas em casa. Muitas editoras e veículos de imprensa tem a opção de trocar o endereço para o recebimento no verão. Se não tiverem, é preferível suspender a entrega durante o período fora.

Chaves: deixe as chaves somente com alguém de muita confiança, como um vizinho de longa data, amigo ou familiar. Nem sempre conhecemos a idoneidade de um funcionário do condomínio, e nunca podemos confiar na sorte ao deixar as chaves em lugares “escondidos”, como atrás de um vaso ou embaixo do tapete.

Economia

As férias representam uma ótima oportunidade para economizar as contas da casa, por isso, equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos devem ficar desligados, se possível.

Equipamentos em modo de espera: aparelhos em stand-by, como TVs, DVDs, modem da internet e receptor de TV por assinatura continuam gastando energia. Segundo a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), equipamentos em espera podem aumentar em 30% o consumo de energia elétrica. Além disso, os aparelhos ligados na tomada estão sujeitos a sofrem descargas excessivas e podem ser danificados.

Freezer e geladeira: como não serão abertos, é possível diminuir a temperatura da geladeira e freezer. A temperatura se manterá adequada para manter os alimentos conservados, mas economizando energia.

Lâmpadas fotossensíveis e temporizadores: além de economizar energia, as lâmpadas fotossensíveis e os temporizadores podem ser utilizados para criar a percepção de presença na casa, sendo programados para acender em certos momentos da noite, por exemplo.

Botijão de gás ou gás encanado:
gire a válvula do botijão de gás para baixo ou desative a chave do gás que vem da rua para evitar pequenos vazamentos, que além de gerar gastos desnecessários, podem causar acidentes gravíssimos, como explosões e incêndios.

Abastecimento de água: fechar a válvula de água é a garantia de evitar riscos. Um cano pode estourar e alagar toda a residência, uma torneira ou o chuveiro pode ficar pingando durante a ausência e gastar água desnecessariamente.

Limpeza

Nada melhor que voltar para casa depois das férias e encontrar o lar doce lar limpinho, não é? Para isso, é preciso ralar um pouco antes da viagem, para deixar a residência em dia.

Lixo: recolha todo o lixo antes de sair de casa. Lixo parado pode criar bactérias e atrair insetos, fora o mal cheiro de ficar em uma casa fechada.
Louça: não deixe louça acumulada na pia, pois também pode atrair insetos, moscas e resultar em mal cheiro. Além de lavar, é importante secar e guardar no armário, para evitar que esses bichos circulem por cima dela. Sim, é nojento mas acontece… blergh!