direitos-e-deveres_blog

 

Na hora de escolher um imóvel, muitos ficam com a dúvida entre casa ou apartamento. Porém, talvez, o maior diferencial entre eles seja o tal do condomínio, pois além do pagamento das contas, que são divididas pelos condôminos, existe uma série de regras que precisam ser respeitadas perante a convenção do condomínio que você mora. A partir dele, são garantidos os direitos e deveres de todos os moradores, por isso, antes de qualquer coisa você deve ler, atentamente, o regimento do seu condomínio para sanar todas as dúvidas a respeito de sua moradia.

Os direitos e deveres existem para garantir que todos os moradores tenham os mesmos benefícios e responsabilidades perante a convivência comum. O e agora, Raquel dessa semana trouxe alguns deles para você conhecer, mas também podemos citar outros para complementar a pesquisa.

-> É direito do condômino vender ou alugar a vaga de sua garagem, dando preferência para os proprietários, inquilinos e em último caso, pessoas que não moram no condomínio – é improntante você verificar na convenção se essa opção é possível.

-> É dever do condômino respeitar as restrições para a realização de obras, principalmente aquelas que podem prejudicar a segurança do local. Além de não alterar forma, cor da fechada e estrutura da moradia.

-> É direito do condômino convocar assembleias sem a intermediação do síndico, desde que 1/4 dos moradores concordem com a medida. Também é possível destituir o síndico caso a maioria não esta satisfeito com o desempenho do mesmo.

-> Além da unidade particular (o apartamento), os condôminos tem o direito de usufruir, igualmente, das áreas de espaços comum como churrasqueira, sauna, piscina, campo de futebol, entre outras.

-> É dever do condômino respeitar as disposições do regulamento interno da convenção e da legislação do prédio, além disso, caso haja má conduta perante a convenção, o condômino poderá ser punido por meio de multas.

Independentemente de onde você optar morar, respeito e bom senso é indispensável para garantir o bem-estar coletivo. Para isso, existe a convenção do condomínio, com o objetivo de garantir que todos os moradores tenham, igualmente, os mesmo direitos e obrigações a fim de proporcionar uma boa convivência e evitar grandes conflitos e confusões. Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse tema, aproveite a área de comentários e pergunte para a gente, além disso, caso haja alguma outra questão que é colocada em prática em seu condomínio e não citamos no texto, adoraríamos saber. Não deixe se assistir nossos vídeos, curtir e compartilhar com os amigos!