Histórias Taperinha Liga de Combate ao Câncer Santa Maria Foto 03
 
A entidade tem como slogan “Solidariedade é o Amor em Movimento”. E nada poderia definir melhor o trabalho realizado pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria (LFCCSM).
 
Cerca de 60 mulheres com diferentes histórias de vida dedicam parte do seu tempo para o voluntariado. Neste mês, denominado Outubro Rosa, as atividades se intensificam. Desde o ano passado, um evento que une alegria e solidariedade confraterniza as integrantes da Liga e a comunidade feminina na Azar&Elas. A festa beneficente é organizada por Azar Bressiani, em parceria com a Liga, e tem o apoio da Imobiliária Taperinha e demais empresas locais.
 


 
Contudo, por trás do glamour que a festa oferece, uma série de ações são promovidas ao longo de todo o ano. E há muitos anos. Aqui na cidade, o trabalho teve início em 1974. A inspiração partiu de iniciativas de voluntariado semelhantes e também voltadas para o combate ao câncer, realizadas desde a década de 40 em outras cidades do país.
 

Trabalho da LFCCSM abrange todos os públicos

 
Histórias Taperinha Liga de Combate ao Câncer Santa Maria Foto 02
 
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria é uma associação civil, sem fins lucrativos, apolítica e apartidária, dedicada a assistir portadores de câncer e seus familiares por meio de doações. O trabalho de conscientização, educação e prevenção também é realizado pelas voluntárias através de materiais de orientação e palestras com profissionais especializados.
 
As ações promovidas pela entidade são diversas, como chás, jantares, rifas, palestras e concursos de beleza. Todos beneficentes e com o apoio de empresas, clínicas, médicos, psicólogos e demais voluntários.
 
Apesar de ser encampado por um grupo feminino, o trabalho da Liga é voltado para homens e mulheres de todas as classes sociais e com diagnóstico de diferentes tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
 

Azar&Elas

 


 
O evento acontece em 29 de outubro e é designado somente às mulheres. A programação começa às 20h, no Avenida Tênis Clube. Será um encontro regado à música, shows, drinks, gastronomia e sorteio de brindes. Na venda do ingresso, que custa R$ 90,00, será entregue uma camiseta que poderá ser customizada para a noite da festa. Os ingressos podem ser adquiridos na filial Imobiliária Taperinha (Rua Venâncio Aires, 1573) e na sede da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria (veja endereço abaixo).
 
Na primeira edição, a Festa Azar&Elas arrecadou 50 mil reais. Neste ano, a meta é de 60 mil. O valor arrecadado será destinado às atividades da Liga.
 

Outubro Rosa

 
Histórias Taperinha Liga de Combate ao Câncer Santa Maria Foto 10
 
O Outubro Rosa é um movimento internacional que chegou ao Brasil em 2008, por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). A entidade visa conscientizar a população sobre a importância da detecção precoce da doença para a redução da mortalidade. Entre as ações que ocorrem ao longo de todo o mês, está a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, que também faz referência ao laço de mesma cor, símbolo da luta contra o câncer de mama.
 

Ajude!

 
Histórias Taperinha Liga de Combate ao Câncer Santa Maria Foto 01
 
Toda ajuda é bem-vinda e integralmente revertida para auxiliar nas despesas dos pacientes atendidos e cadastrados na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Maria.
 
O que doar: Roupas, calçados e acessórios em boas condições, fraldas, cestas básicas, cobertores e ajuda financeira.
Onde: Na sede da Liga (Rua Dr. Bozano, 1051 – sala 3). De segunda a sexta, das 9h às 11h, e das 14h às 17h.
Fone: (055) 3223-7911
 
*Doações em dinheiro também podem ser feitas por depósito bancário (Banrisul – Agência: 350. Conta: 0602356405)
 
Texto: Pâmela Rubin Matge
Fotos: Juliano Mendes