Depois de muito pesquisar, você finalmente decidiu comprar apartamento, ao invés de alugar, certo? Ótimo! Só que ainda falta decidir entre um prédio novo ou antigo. Mas qual será a melhor opção: morar em um lugar novíssimo ou aproveitar, por exemplo, os cômodos mais espaçosos de um edifício antigo?

Confira outras vantagens e desvantagens para te ajudar na sua decisão!

Vantagens e desvantagens de prédio novo

A primeira vantagem do prédio novo é que, obviamente, nada está usado ainda. Ou seja, você tem a oportunidade de morar em um imóvel com ambientes totalmente intactos. Tudo  novinho! Mais um benefício é que, geralmente, um prédio novo precisa de menos reparos na infraestrutura.

Assim, tudo indica que você não terá dores de cabeça com vazamentos, problemas no gás encanado, fechaduras quebradas, entre outros. E caso apareça algum imprevisto, há a possibilidade de acionar a própria construtora do edifício.

Sobre as desvantagens de comprar apartamento em prédio novo, o primeiro ponto é que muita gente ainda está se mudando também e isso gera bagunça no edifício. Você vai precisar ter um pouquinho mais de paciência!

Além disso, pode ser que ainda tenham algumas finalizações pendentes na infraestrutura e, consequentemente, você vai acabar tendo gastos extras.

Vantagens e desvantagens de prédio antigo

Quando citamos prédios antigos, é comum as pessoas imaginarem somente pontos relacionados à infraestrutura, mas há diversos outros fatores.

Os edifícios mais velhos, geralmente, têm cômodos e áreas externas mais amplos, sem contar que as portas e as janelas costumam ser maiores também. Além disso, é mais fácil você encontrar um apartamento com bom preço em prédio antigo do que em prédio novo.

Já as desvantagens costumam ser a planta simples (ausência de elevador, falta de churrasqueira na sacada, inexistência ou número menor de suítes). Fora isso, a infraestrutura pode exigir reparos ou avaliações mais frequentes.

Vale ressaltar também que, se você quiser deixar os ambientes com a sua cara, será preciso fazer algumas reformas, o que demanda mais tempo e, claro, dinheiro.

No nosso canal do Youtube Imobiliária Taperinha, já até falamos sobre morar em condomínio novo ou antigo. Vale a pena assistir!

Confira mais dicas para comprar apartamento

Depois de decidir entre um prédio novo ou um prédio antigo, é claro que você ainda precisa tomar outras providências. Mas não precisa se preocupar, viu? Nós da Taperinha trazemos sempre muitas informações e dicas valiosas para você morar bem!

Confira outros conteúdos aqui no blog ou faça-nos uma visita! Será um prazer tomar um café com você!