Um dos problemas mais comuns nas residências, principalmente em épocas de grande umidade e muita chuva — como tem sido nesta época no Sul —, é o mofo ou bolor, resultado do acúmulo de fungos que crescem e se alimentam de materiais orgânicos, como a madeira, tecidos, frutas, pães e etc.
O mofo surge, na maioria das vezes, em ambientes de muita umidade e pouca ventilação. E como consequência disso, esse mofo, além de trazer um cheiro forte e bastante desagradável, pode gerar problemas respiratórios e danificar azulejos, móveis e deixar a parede mofada.
No entanto, pra limpar uma parede mofada, podemos contar, felizmente, com truques simples e caseiros, como o vinagre, o detergente, o giz e o sal grosso, e com produtos ideais pra quando a situação está grave, como os impermeabilizantes.

parede mofada

Truques caseiros pra limpar parede mofada e reduzir a umidade

1. Vinagre

O vinagre, por suas propriedades ácidas que combatem os fungos, é ideal pra acabar com o cheiro forte dos móveis e eliminar as manchas da parede mofada. Pra limpar os móveis como maleiro, sapateiro ou roupeiro, retire tudo que tem dentro e, no lugar, coloque uma bacia com vinagre branco puro. No dia seguinte, passe um pano umedecido com água limpa em todo o móvel. É nesse momento que você vai perceber que o cheiro definitivamente (e finalmente!) aprendeu o rumo da saída.
Pra retirar as manchas de uma parede mofada, umedeça um pano limpo com uma boa quantidade de vinagre branco e passe nas manchas, deixando agir por 2 horas. Depois, limpe com água e sabão. A parede voltará à cor original!

2. Detergente

As manchas de parede mofada também podem ser eliminadas com a união de detergente + pano umedecido em água. Após esfregar o local com a mistura, dilua 1 copo de água sanitária em 5 litros de água e passe com outro pano na parede. Assim, você extermina todos os fungos que estão insistindo em morar na sua casa.

3. Giz

O giz processado, aquele utilizado nos quadros negros das escolas, pode ser eficaz pra reter ou absorver a umidade por curtos períodos devido ao sulfato de cálcio. Um truque é comprar uma caixa de giz e fazer várias embalagens embrulhadas em TNT pra espalhar pelos cantos da casa e dentro dos móveis. Dessa forma, não é preciso deixá-los soltos no chão, nas gavetas e nos armários até a hora de precisar trocar todos por secos e novos.

4. Sal grosso

O sal grosso é uma maneira de substituir o giz. Pra utilizar essa dica, o processo é o mesmo: separe em vários embrulhos de TNT e espalhe pela casa e dentro dos móveis que estão ficando tomados pelo cheiro nada agradável do mofo.

Solução pra casos mais graves de parede mofada

Se o problema da parede mofada persistir e a umidade continuar agressiva mesmo com a utilização de todos esses truques, pode se tratar de um caso mais grave, como umidade transferida de outro cômodo ou subindo do solo, algo supercomum em casas ou em apartamentos localizados no térreo. Isso acontece pela falta ou ineficiência da aplicação de impermeabilizantes durante a construção do imóvel.

Nesse caso, pode ser necessário realizar reformas, utilizando soluções pra construção, como impermeabilizantes que bloqueiam a umidade dentro da parede ou do solo e evitam danos a móveis, revestimentos e pisos. A única forma de consertar isso é chamando um profissional pra quebrar todo o reboco e fazer tudo do zero.


Você tem alguma outra dica que pra limpar parede mofada e manter a umidade longe? Conte aqui nos comentários ou fale pra gente pelo e-mail taperinha@taperinha.com.br. Vamos amar saber mais sobre os cuidados que você tem com o seu cantinho!