Existe sonho maior do que ter o seu próprio lar? Poder decorar todos os cômodos do jeitinho que você imagina, então, é ainda melhor. Foi pensando nisso que preparamos várias dicas sobre decoração retrô, uma opção bastante usada em casas e apartamentos no mundo todo.

Quer conhecer todos os detalhes deste estilo? Confira tudo neste artigo e deixe os seus cantinhos perfeitos!

O que é uma decoração retrô? Ela também pode ser chamada de vintage?

Antes de falarmos especificamente das dicas, vale esclarecer uma dúvida comum: retrô e vintage são as mesmas coisas? A resposta é não. Apesar de se tratarem de conceitos do passado, há uma grande diferença entre eles.

A decoração retrô (retrógrada) usa elementos antigos, mas com uma releitura. Já a decoração vintage apenas utiliza aspectos do passado, sem dar uma “nova cara” para eles.

Como fazer uma decoração retrô?

O bacana é que existem muitas possibilidades de você usar o estilo retrógrado no seu lar. Dá só uma olhadas nas alternativas incríveis:

No home office ou na sala de estar

Já pensou em usar uma máquina de escrever no seu escritório ou na sala de estar? Esse objeto é uma clássico da antiguidade. Para dar um tom bem retrô, coloque a máquina em uma mesa junto com o seu notebook e um abajur moderno.

Como Fazer uma Decoração Retrô?

Na cozinha

A sua cozinha também pode ficar um charme com a decoração retrô. Sugerimos uma geladeira colorida e móveis de madeira sem muitos acabamentos. Tudo para criar um visual rústico, versátil e, claro, retrógrado. Aliás, também dá para usar os próprios utensílios de cozinha no décor.

Como Fazer uma Decoração Retrô?

No quarto

É claro que o quarto, seja de casal ou infantil, não pode ficar de fora da decoração antiga. Que tal uma poltrona e uma penteadeira de modelos antigos? Dê um toque final com quadros e espelhos nas paredes. Aliás, os vidros dão um ar moderno.

Como Fazer uma Decoração Retrô?

Aposte em papéis de parede

Os papéis de parede facilitam muito a decoração retrô. Isso porque é possível encontrar modelos de todos os tipos. Sem contar que é fácil aplicar o material. E mesmo que, futuramente, você enjoe do estilo, dá para trocar sem dificuldades.

Sugerimos os papéis tipo azulejo português e quadriculado em preto e branco. Para contrastar, que tal usar vasos suspensos? O resultado fica incrível! Mais uma dica é explorar o Pinterest para ter ideias decorativas para sua casa ou apartamento.

Como Fazer uma Decoração Retrô?

Gostou das nossas dicas de decoração retrô? Confira muito mais sobre viver e morar bem aqui no blog e no site da Imobiliária Taperinha!