Após pesquisar muito, elencar as vantagens e desvantagens de cada cantinho, precisar decidir entre um ou outro e, finalmente, escolher e assinar o contrato do imóvel alugado, chega a hora do novo inquilino arrumar as malas!

Nessa hora, uma mudança tranquila é tudo que o locatário precisa após definir qual será o imóvel alugado, né? Porque o processo de escolha de um novo endereço já é uma fase agitada o suficiente! Nesse momento, inquilino e proprietário do imóvel alugado têm suas responsabilidades. Horário de mudança permitidotroca de fechadura e vistoria são algumas delas.

Checklist da mudança pra um imóvel alugado

Antes de desencaixotar a mudança e se instalar no imóvel alugado, vale a pena preparar uma listinha de afazeres. Dessa forma, a probabilidade de dar problema logo na chegada é diminuída! E o inquilino e o proprietário já iniciam a locação com um bom relacionamento.

imovel alugado

Horário pra fazer a mudança (X)

Precisar marcar um dia ou horário específico pra fazer a mudança é um hábito bem comum em condomínios. Por isso, é necessário verificar, em primeiro lugar, quais as regras estabelecidas pelo local onde o imóvel alugado se localiza. Assim é mais fácil evitar dar de cara com a porta ou causar transtorno aos novos vizinhos.

Registrar o estado do imóvel alugado (X)

Fotografar cada cantinho na entrega das chaves é uma ótima maneira de provar, no fim do contrato, que o imóvel alugado foi devolvido do jeito que estava no primeiro dia da locação. Ainda assim, também é válido estar ciente de que danos naturais sofridos com o tempo, como rachaduras, por exemplo, não são de responsabilidade do inquilino, mas do proprietário.

Religação da energia (X)

Alguns dias antes da mudança, é necessário solicitar que a energia elétrica seja novamente ligada no imóvel alugado. Neste caso, a antecedência é crucial porque ninguém vai querer se mudar de mala e cuia pra onde nem chuveiro quente tem, né?

Troca de fechadura (X)

Como muitos interessados visitam o imóvel antes dele ser locado, as chaves passam por dezenas de mãos até chegarem ao novo morador. Por isso, realizar a troca de fechadura é uma tarefa que deve ser cumprida! Caso contrário, o inquilino pode ter uma cópia da sua chave circulando pela cidade ou uma visita inesperada.
Em garantias de locação como o Seguro Fiança e o Título de Capitalização, a mudança das fechaduras é um serviço oferecido gratuitamente!

Vistoria (X)

É de extrema importância observar se o imóvel está sendo entregue exatamente como prometido no contrato assinado. Pra facilitar, a Raquel já comentou sobre 5 pontos que devem ser considerados na vistoria antes da mudança. Clique aqui e assista o vídeo!

 

Curtiu nossas dicas? Anotou tudinho? Continue ligado no nosso canal de vídeos! Lá, você encontra ainda mais dicas pra ter uma mudança tranquila e uma ótima convivência durante a locação!
Se você ficou com dúvidas, comente aqui mesmo ou envie pra taperinha@taperinha.com.br que nós esclarecemos tudo pra você!