Para muita gente, financiar apartamento é a realização de um grande sonho. Afinal, além de garantir um teto próprio, esse tipo de negócio oferece muitas outras vantagens. 

No caso de imóveis na planta, você pode decorar os ambientes do seu jeito. E os apartamentos seminovos também têm benefícios, viu? Muitos possuem um preço mais atrativo. E, dependendo do caso, as prestações ficam no mesmo valor de um aluguel, inclusive.

Se você está convencido a fazer o financiamento de um apartamento, vale a pena ver nosso checklist completo. Confira todo o passo a passo!

1. Antes de financiar apartamento, pense nas suas necessidades e desejos

O primeiro passo do checklist para financiar apartamento é definir como você gostaria que fosse a sua moradia. O ideal é que você faça uma lista com os seus desejos, assim, todo o processo fica mais fácil. 

Fora isso, quando você for consultar um executivo de vendas, ele vai poder te ajudar de forma mais assertiva. 

2. Escolha do apartamento x escolha da localização

O segundo passo é escolher um apartamento e um bairro. Sobre o primeiro, é muito importante também você avaliar quando ele ficará pronto. Se ainda estiver na planta, você tem tempo para esperar a construção ficar pronta ou precisa se mudar em breve? 

Já a respeito da região da cidade, é sempre necessário conhecer o clima – é um bairro tranquilo ou agitado? Existe comércio? Tem circulação de ônibus? É fácil se deslocar para outras regiões?

3. Avaliação de crédito 

 É claro que financiar apartamento depende da avaliação de crédito por parte do agente financiador. Ou seja, você não pode ter o nome incluso nos serviços de proteção de crédito (SPC e Serasa), precisa ter renda compatível com o financiamento e o seu caso precisa ser aprovado pelo banco responsável pelo negócio. 

Aqui vale uma dica importante: se possível, faça negócio com o banco que você já possui conta, pois a instituição avalia todo o seu histórico (se você realiza pagamentos em dia e se há pendências, por exemplo). 

4. Prepare a documentação básica necessária 

Após o crédito ser aprovado pelo banco, você tem que providenciar a documentação básica necessária (dizemos básica porque alguns bancos podem pedir outros tipos de documentações, além da convencional).

No geral, é preciso apresentar os seguintes documentos: 

  • documento de identificação mais recente (CI e CPF são obrigatórios), (CNH precisa estar válida);
  • certidão de estado civil (registro de pacto antenupcial e separação obrigatória);
  • comprovante de renda atualizado (preferencialmente sem 13° salário e férias);
  • comprovante de residência atual;
  • imposto de Renda completo (se tiver retificadora, é preciso apresentar o documento original e o da retificadora); 
  • carteira de trabalho. 

Caso você queira usar o saldo de FGTS: 

  • extrato de conta pertencente ao FGTS da Caixa Econômica Federal;
  • certidão negativa de imóveis;

Com a documentação, o agente financeiro pode fazer o contrato e, enfim, você assina. Caso o imóvel seja seminovo, já é possível fazer a sua tão aguardada mudança. 

5. Quando tudo estiver certo, tome os cuidados com a mudança

Nessa etapa do processo de financiar apartamento, é muito provável que você já saiba todos os detalhes do imóvel. Ainda assim, antes de fazer a mudança, nunca é demais avaliar se os ambientes têm torneiras funcionando perfeitamente, se há um número de tomadas suficientes, se a fiação está intacta, se as fechaduras estão perfeitas e outros tipos de cautelas. 

Um detalhe: se você está procurando apartamentos em Santa Maria, saiba que todos os imóveis da cidade têm voltagem 220V.

Fora isso, não esqueça de atualizar seu endereço em suas contas e, um dia antes da mudança, separe alimentos, roupas e objetos de higiene pessoal para você usar até chegar no apartamento novo. 

No mais, não deixe de consultar um corretor de imóveis. Não existe ninguém mais habilitado para te orientar sobre financiamentos do que esse profissional. 

Gostou do nosso checklist para financiar apartamento? Você pode se aprofundar mais no tema com o Ebook: Financiamento de imóvel — Tudo o que você sempre quis saber para comprar uma casa com economia e praticidade   

Continue acompanhado o blog Imobiliária Taperinha e aproveite outras dicas!