Encontrar um lar para ser feliz com a nova família é um grande sonho. Só que para isso, é necessário muita pesquisa. Sem contar aquele clássico dilema: casa ou apartamento? Qual será o melhor investimento para quem acabou de se casar?

Se você também está pensando em como resolver essas questões e, além disso, com medo de não dar conta do investimento, não precisa mais se preocupar. Separamos algumas dicas para você escolher o tipo de lar perfeito. Confira!

Antes de tudo, faça uma lista de pontos essenciais

Como primeiro cuidado, sempre vale fazer uma lista de desejos e necessidades. Então, pense: como seria o seu lar dos sonhos? Veja alguns pontos a refletir sobre o imóvel:

tamanho — você gosta de ambientes espaçosos ou prefere a praticidade de cômodos compactos?
idade — o seu desejo é viver em um imóvel novo ou seminovo?
localização — o que seria melhor: morar em um bairro tranquilo ou agitado?
decoração — entre os estilos vintages e modernos, qual é a cara da sua nova família?
preço — qual a média de valor que você procura? O quanto de dinheiro conseguiu juntar até então?

Como escolher entre casa ou apartamento?

Como agora você já tem a ideia da sua morada perfeita, fica mais fácil escolher o modelo de imóvel. Dá só uma olhada nas características de cada um:

Casa

Geralmente, as casas possuem cômodos mais espaçosos. Outro diferencial é a possibilidade de ter um grande jardim e até mesmo uma piscina particular.

Se você busca mais liberdade, uma casa também pode ser melhor. Não é preciso seguir regras de condomínio e nem dividir estacionamento e área de lazer. Mas lembre-se: uma casa maior dá mais trabalho para limpar e fazer a manutenção da infra-estrutura.

Apartamento

Um dos principais motivos para escolher um “apê” é a segurança. Um condomínio, principalmente, com porteiro 24h, além de câmeras de monitoramento, cerca elétrica, etc., passa mais sensação de tranquilidade para as pessoas.

Dependendo do condomínio, também há mais de um playground, área de churrasco e salão de jogos. E se o local tiver uma academia, melhor ainda, mais simples para você treinar diariamente. Mas, lembre-se: tudo isso possui um custo. Avalie se a despesa com condomínio caberá em seu orçamento mensal.

Por fim, aproveite a ajuda fundamental de uma imobiliária, os especialistas em compra e venda de imóveis podem te mostrar o que é melhor: casa ou apartamento.

Aproveite mais dicas no site e no blog da Taperinha!