Alugar ou comprar apartamento é uma das dúvidas mais frequentes, principalmente de casais que estão começando a vida a dois juntos. Para te ajudar a responder essa pergunta, separamos os pontos positivos e negativos das duas opções.

Confira!

Alugar ou comprar apartamento: qual o melhor para recém-casados?

A decisão entre alugar ou comprar apartamento deve ser tomada com base no perfil do casal, no que desejam para o futuro, no estilo de vida e também de acordo com a sua organização financeira.

Por que comprar apartamento?

Comprar um apartamento está diretamente relacionado ao sonho da casa própria que permeia os pensamentos de qualquer jovem ambicioso. Por isso, é uma ótima opção para aqueles que estão começando uma vida juntos e procuram estabilidade.

A compra de um imóvel requer planejamento financeiro, claro, o que é uma coisa boa! Assim vocês já se organizam para ter as finanças controladas. Fora que comprar é sempre uma alternativa mais concreta, afinal, o apartamento é de vocês e será parte da herança dos seus filhos no futuro.

Nada como iniciar a vida de casados com um cantinho que é a cara dos donos. Além disso, é o primeiro investimento do casal, ou seja, um passo muito importante que mostra confiança e planos para um futuro duradouro.

Por ser uma decisão significativa  em longo prazo, é fundamental que os dois tenham os desejos alinhados, juntamente com as expectativas e necessidades. Pesquisem com calma para que ambos fiquem satisfeitos com a nova aquisição!

Por que alugar apartamento?

Agora, se a dúvida entre alugar ou comprar apartamento envolve falta de dinheiro ou medo de dar um passo tão grande, talvez o aluguel seja a melhor opção como planos para curto prazo. Esta é uma alternativa muito procurada por casais bem jovens, que ainda não têm as necessidades da casa dos sonhos concretas e definidas.

Além disso, representa um compromisso menor com o imóvel, havendo mais flexibilidade para quem não pensa ficar muito tempo em um mesmo lugar, como casais cujo emprego muda bastante de cidade, por exemplo. Ou que querem começar aos poucos e mudar para uma apartamento maior com a chegada dos filhos.

Mas lembrem-se de analisar a questão financeira com cautela, afinal, uma prestação de imóvel comprado pode ser equivalente a de um aluguel, mas um deles será de vocês para o resto da vida e o outro não.

Com essas dicas, ficou mais fácil decidir entre alugar ou comprar apartamento! Quer saber mais sobre o assunto? Fique de olho aqui no blog da Imobiliária Taperinha.