O financiamento é uma modalidade de crédito que as instituições financeiras oferecem pra descomplicar a aquisição, reforma ou construção de um imóvel e nós já comentamos sobre isso aqui no blog! Com ele, o pagamento é facilitado, deixando mais próximo o sonho de conquistar um cantinho próprio. Porém, após realizar esse sonho, N motivos podem levar o morador a querer deixar o imóvel: a parcela não cabe mais no orçamento, a família vai aumentar em 9 meses, transferência pra outra cidade, querer fazer uma grana extra, etc. Aí, colocar pra alugar imóvel financiado pode parecer a luz no fim do túnel! Mas é preciso sempre ficar ligado em alguns poréns e saber quando pode e quando não pode alugar imóvel financiado.

É permitido alugar imóvel financiado?

Alugar imóvel financiado é uma das coisas mais comuns no mercado imobiliário. Independente do motivo, o proprietário tem absoluto direito de disponibilizar pra locação a casa, apartamento ou ponto comercial financiado. Afinal, mesmo que a instituição financeira esteja dando uma mãozona e facilitando o pagamento, ela não é possuidora do imóvel.
Portanto é permitido alugar imóvel financiado e não significa que ele será do banco até a dívida ser quitada. Ele pertence ao pagador desde o princípio do financiamento e somente a inadimplência poderá provar o contrário! Inclusive, confira nossas 4 dicas pra entender a melhor maneira de fazer um bom negócio e não se afundar em dívidas caso esteja pensando em um futuro financiamento.

Quando é proibido alugar imóvel financiado?

Como nem tudo são flores, existe uma regra que leva por água abaixo a ideia de alugar imóvel financiado. A norma determina que imóveis adquiridos por programas do Governo Federal não poderão ser colocados pra locação. É o caso do Minha Casa Minha Vida (MCMV), uma iniciativa governamental que oferece financiamento pra famílias de baixa renda.
Dessa forma, quem pretende financiar com o auxílio do Governo precisa estar ciente de que o imóvel é pra moradia própria. E ele só poderá ser disponibilizado pra locação após o fim de todas as parcelas.

 

alugar imovel financiado

Deu pra dar uma clareada nesse assunto superdelicado e que gera dúvidas em tanta gente? Conhecer esses pontos sempre facilita na hora de alugar e evita maiores problemas. E pra ficar ainda mais simples de entender, a Raquel fez um resumão de tudo isso!

Se você tem mais dúvidas, comente aqui no blog ou envie pra taperinha@taperinha.com.br que nós descomplicamos pra você!