Imóvel locado às vezes pode ser sinônimo de casa sem graça, pois muitos contratos de locação não permitem modificações no local. Mas não se deixe enganar, você pode decorar e personalizar seu espaço sem comprometer muito o imóvel e o seu bolso. No E agora Raquel dessa semana, fazemos uma homenagem a todos os arquitetos parabenizando-os pelo seu dia e trazemos muitas dicas legais para você: que tem um apartamento ou casa locado e quer deixar com a sua cara. Sendo assim, como personalizar seu imóvel alugado sem quebrar as regras do contrato?

Além das dicas da arquiteta Cris Santin da A3 Arquitetas, separamos mais algumas ideias que podem  proporcionar mais  estilo e conforto para o seu imóvel.

1. Pisos laminados ou vinílicos

O mais legal desses pisos é que podem ser colocados por cima dos pisos originais, ou seja, não danifica os pisos antigos e ajudam ainda na conservação do mesmo. São fáceis de limpar e podem ser aplicados em um dia, quer reforma mais rápida e prática que essa? Aqui mesmo na Imobiliária optamos por utilizar o piso vinílico (confira na figura 1).

pisos

2.  Tapetes e cortinas

As cortinas vestem o imóvel e o deixa mais aconchegante e confortável, além de proporcionar um ar de sofisticação ao ambiente. Além disso, sua instalação é prática e também, em caso de futura mudança, elas podem ser reutilizadas e reformadas de acordo com o seu espaço. Já os tapetes, podem ser uma alternativa mais barata – que o piso laminado e/ou vinílico – para cobrir um piso indesejado ou que possua algum defeito, além de ajudar na acústica do espaço.

cortinas-e-tapetes

3. Adesivos de parede

Os adesivos de parede estão em alta nas tendências de decoração de interiores, pois além da praticidade de colocar e retirar, o preço é acessível. Sendo assim, você gasta pouco e modifica o seu cômodo deixando-o com mais vida e com a sua cara. Os adesivos também combinam com uma porta que esteja muito danificada ou até mesmo para personalizar uma geladeira como fizemos aqui na Imobiliária.

adesivos

4. Iluminação

Abajur, luminárias de chão, pendentes e até mesmo trilhos de luz  podem ser uma ótima escolha na hora de decorar o seu imóvel. Pois, como já dizemos no vídeo, iluminação é TUDO. Através de uma simples mudança você consegue efeitos visuais incríveis que proporcionam ao ambiente mais estilo e conforto. Caso você troque alguma peça que já esteja no imóvel, vale salientar a importância de guardar todas, para que quando desocupe o espaço coloque tudo no seu devido lugar novamente.

iluminacao

5. Quadros e almofadas

Normalmente quem mora em imóvel locado tem receio de furar ou pregar qualquer coisa que possa danificar a parede, mas temos a solução para você decorar seu espaço com quadros sem que estrague. Fitas dupla-face ou 3M são ótimas alternativas para grudar quadros, mas claro: tome cuidado principalmente na hora de retirar. Além disso, almofadas também alegram o ambiente e personalizam a peça.

quadros-e-almofadas

6. Maçaneta e torneira

Outra opção legal é trocar as maçanetas e torneiras do seu imóvel, pois são itens que passam por despercebidos mas podem gerar um resultado legal e diferenciado. Mas lembra-se, como já citado antes, guarde as peças para colocar novamente no lugar quando desocupar o imóvel.

macanetas

7. Móveis padrões

Como o imóvel alugado é sua casa provisória, não vale a pena gastar com móveis planejados. Para isso, invista em móveis soltos a fim de facilitar na hora da mudança de moradia. Tire as medidas do seu espaço e procure por peças com medidas aproximadas, pois isso ajudará na montagem e decoração do ambiente.

moveis-soltos

Conte para gente nos comentários se conseguimos te ajudar com as dicas e não deixe de assistir aos vídeos do nosso canal  E agora, Raquel? , compartilhar nas redes sociais e, quem sabe, ajudar um amigo que mora de aluguel e não sabe como decorar o imóvel. Além disso, deixamos mais ideias para vocês em nosso Pinterest, acesse lá e confira muitas sugestões legais.