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O planejamento é, com certeza, a melhor dica que podemos dar. Se você conseguir montar uma estratégia antes de realizar a locação, o seu negócio tem mais chances de conquistar bons resultados. Atualmente, não basta apenas ter bons produtos, atendimento ou preços, é preciso pensar na localização, na concorrência e também ficar atento aos demais detalhes que podem impactar direta ou indiretamente na sua escolha. Confira as dicas para não errar nessa hora:

  1. Público: Conheça o seu consumidor. Saiba se ele frequenta e busca naquela região os produtos que sua empresa trabalha. Para isso, é muito importante que você determine o seu público-alvo, ou seja, quem de fato é esse cliente. Qual o gênero, faixa etária, renda familiar, como se comporta, o que gosta, quanto costuma gastar,  entre outras questões. Isso já vai ajudar você a delimitar locais para que encontre a região que tenha uma maior concentração desse consumidor final.
  2. Acessibilidade: garanta que o seu cliente chegue com facilidade até o seu estabelecimento. Além disso, preze pela segurança da região, lugares mais iluminados e com um fluxo maior de pessoas. Uma ótima ideia é pesquisar todas as maneiras que se pode chegar até a empresa – ônibus, carro, a pé, bicicleta, entre outros. Verifique a velocidade da via, se há sinaleiras, faixas de pedestres etc. Uma sugestão também, é oferecer estacionamento ou, caso esteja acima do seu orçamento, procurar locais que disponibilizem esse serviço próximo.
  3. Visibilidade: Opte por regiões visualmente “limpos”, ou seja, que possuem uma aparência agradável. Evite que tenham muitos obstáculos que podem atrapalhar a vista de quem vem a pé, de carro, de ônibus ou de bicicleta. Vale salientar que é importante você se colocar no lugar de quem utiliza todos esses meios de transporte. Além disso, tenha uma fachada chamativa e bonita – isso faz toda a diferença.
  4. Vizinhança: Essa dica é muito valiosa, pois se você errar pode estar dando uma grande bola fora. Visite a região que você pretende colocar um ponto comercial e veja se há estabelecimentos que conversam com o seu. Se você tem uma loja de bijuterias e a vizinhança for composta por oficinas mecânicas ou produtos de pesca não seria legal, não é mesmo?
  5. Concorrência: Essa questão varia um pouco de negócio para negócio. Por vezes, é vantajoso para você trabalhar perto da concorrência, principalmente se o que você vende exige comparação de preços. Mas, caso contrário, é melhor analisar se é uma concorrência direta ou indireta e se pode atrapalhar, de fato, no seu desempenho.
  6. Custo benefício: Encontrar o imóvel perfeito não é uma tarefa fácil e conciliar todos esses itens com um valor que caiba no seu bolso parece cada vez mais impossível, não é mesmo? Por isso, antes de assinar qualquer contrato de locação certifique-se que o preço do imóvel está no seu orçamento. Além disso, coloque na conta possíveis gastos com reformas e manutenções. O segredo é pesquisar. Conversar com os vizinhos, entender o plano daquela região (se é uma região de constante crescimento) e negociar.

Parece muita coisa, mas calma, como falamos lá no incio: faça um planejamento. Essa é a chave de quase tudo para obter sucesso. Anote as dicas e na hora de alugar o seu ponto comercial faça um checklist com todas as questões importantes para garantir que tudo ocorra perfeitamente. Além disso, assista ao nosso vídeo do E agora, Raquel? sobre esse tema e, caso tenha ficado com alguma dúvida, envie para a gente: eagoraraquel@taperinha.com.br