O sonho do “meu primeiro apartamento” faz parte da vida de muita gente. Se você também está em busca desse grande desejo, fique tranquilo. Preparamos algumas dicas importantes para você conseguir se planejar e fazer com que tudo saia conforme o planejado. As recomendações vão desde o tipo de imóvel a sugestões para mudança prática e organizada. 

Quer saber mais? Então, confira todo este artigo e tenha o lar que você sempre esperou! 

Como conquistar o meu primeiro apartamento?

O planejamento é tudo na hora de escolher uma nova morada. Por isso, separe todas as providências por partes. Basicamente, você precisará seguir um roteiro, isso ajuda a organizar as demandas, estudar tudo com calma e, assim, fazer as escolhas certas. Dá só uma olhada no checklist abaixo: 

1. Considere algumas regiões

O primeiro passo para conseguir o famoso “meu primeiro apartamento” é definir algumas regiões nas quais que você gostaria de viver. Nesse momento, avalie se o local tem comércios, grande fluxo de transporte público, se possui uma rota fácil até o seu trabalho, se é um bairro mais tranquilo ou agitado. Enfim, vá avaliando as características, conforme tudo aquilo que é do seu agrado. 

2. Avalie o preço e modo de pagamento

Depois de definir uma região, você já saberá quanto, mais ou menos, custa um apartamento. Caso os valores não sejam condizentes com o seu orçamento, uma boa dica é priorizar imóveis seminovos, sem mobília e em prédios mais velhos. Esses três pontos já ajudam muito a diminuir o valor dos apartamentos. 

Além disso, nesta etapa, é necessário estudar a melhor forma de pagamento para o seu bolso. As principais opções de quitação são à vista, financiamento e consórcio. Lembre-se que, fora o próprio valor do imóvel, há ainda outros gastos indispensáveis, como: 

3. Junte dinheiro

Independentemente de você comprar o primeiro apartamento à vista ou a prazo, poupar dinheiro é um fator imprescindível. Sendo assim, avalie se é possível cortar alguns gastos desnecessários, se dá para fazer alguns trabalhos como freelancer de vez em quando e anote todos os custos diários. Existem alguns ótimos aplicativos de organização financeira para te ajudar. 

4. Avalie todo o apartamento

Qualquer pessoa que vai realizar o sonho do “meu primeiro apartamento” também precisa estar atenta à estrutura e às necessidades do novo lar. Então, antes da mudança de casa, faça uma visita ao imóvel e veja se torneiras, fechaduras, luzes, etc. estão funcionando perfeitamente. 

Mais uma dica é ir com calma na compra de móveis e, também, na decoração do “lar, doce lar”. É comum se empolgar com a novidade e querer comprar tudo, mas antes de qualquer decisão, pense se aquilo será indispensável mesmo. 

Por fim, vale a pena considerar a ajuda de uma imobiliária para você ter mais tranquilidade e segurança ao garantir seu primeiro apartamento! 

Gostou das nossas dicas? Confira outros conteúdos no blog da Imobiliária Taperinha!