Torne um hábito: tudo o que você precisa saber sobre reciclagem

3 de outubro de 2017 Por Taperinha

Desde cedo ouvimos falar sobre reciclagem, separação correta do lixo e limpeza, mas você conhece só na teoria ou realmente faz isso aí na sua casa? Muitas empresas e  condomínios, por exemplo, já adotam práticas como a otimização de recursos, redução de desperdício, investimento em tecnologia, além do básico: bom senso e responsabilidade ambiental.  Porém, por vezes, em nossa própria casa não temos a mesma preocupação e comprometimento. Por isso, hoje, o post traz dicas para você aprender sobre reciclagem e seus compostos.

A separação do lixo se enquadra nessas práticas, pois possibilita reutilizar, reciclar, aumentar o tempo de vida dos aterros sanitários, além, é claro, de diminuir o impacto ambiental. Primeiramente, você precisa separar corretamente todo o lixo, ou seja, deixar de fora tudo o que pode ser reaproveitado ou reciclado. O chamado “lixo orgânico” que inclui, por exemplo, os restos de carnes, frutas e  vegetais, deve ser destinado para soluções que reaproveitem suas propriedades para criar novos meios de utilizá-los novamente, como a transformação em adubo orgânico.

Já outros materiais como plásticos, vidro e metais, são reaproveitáveis quando reintegrados no setor industrial. Já os resíduos que não são orgânicos, nem recicláveis – os chamados rejeitos – devem ser encaminhados para destinação final adequada. No entanto, de nada adianta separar o lixo se ele não for coletado separado e corretamente, por isso, a etapa da coleta seletiva deve ser realizada com cuidado. O processo da coleta seletiva a coleta seletiva – que nem sempre é realizada ou tem investimento do setor público – acaba sendo organizada pelo setor privado, dentro de algumas empresas e condomínios ou por uma parcela da população.

O que posso reciclar? 

separa__o-do-lixo_papeis

Praticamente todos os tipos são de papéis são, inclusive caixas de leite e de papelão, papel laminado, nota fiscal, envelope, jornais e revistas. Porém, é importante ressaltar que precisam estar limpos e secos e podem ser dobrados ou picados, mas não amassados.

Não são recicláveis: papel celofane, papel plastificado, papel parafinado, papel carbono, papel de fax, fotografias, papel toalha, guardanapo e papéis sanitários.

separa__o-do-lixo_vidro

O vidro é o material que pode ser infinitamente reciclado e quase todos os tipos são recicláveis. Com exceção de lâmpadas, cristais, espelhos, vidros temperados, louça, cerâmica, porcelana, óculos, pirex e vidros especiais, como tampo de forno e micro-ondas – lembrando que todos devem estar limpos também.

separa__o-do-lixo_metal

Os metais recicláveis são: enlatados, ferragens, arames, chapas, canos, pregos, parafusos, cobre e alumínio. Já clipes, grampos, esponjas de aço, latas de verniz e latas de produtos tóxicos não são recicláveis.

 

separa__o-do-lixo_pl_stico

Praticamente todo tipo de plástico é reciclável, apenas adesivos, acrílico e cabos de panelas não são recicláveis.

separa__o-do-lixo_isopor

Apesar de soar estranho, o isopor também pode ser reciclável, porém, esse processo não é economicamente viável. Por isso, o importante é evitar ao máximo o seu desperdício e quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Segundo o site Terra Ambiental, algumas empresas já o transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.

Além da preservação e redução do impacto sobre o meio ambiente, a reciclagem também economiza água e energia e reduz as práticas incorretas de descarte do lixo. É primordial que haja, também, a redução na geração dos resíduos sólidos, pois os ambientes para o seu descarte, como no caso dos aterros sanitários, estão ficando saturados e as estimativas levam a crer que não comportarão as enormes quantidades de lixo produzido. Por isso, cada vez mais, é importante salientar que a conscientização e a prática de pequenas atitudes diárias podem fazem toda diferença.  Esperamos que esse post tenha ajudado você, caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários. Não esqueça de curtir e compartilhar com os amigos mais essa dica.