Mundo imobiliário: Financiamento de imóveis

11 de abril de 2017 Por Taperinha

Financiamentos de imóveis normalmente geram muitas dúvidas, pois é a linha de crédito que possibilita, a longo prazo, a tão sonhada casa própria. Porém, também exige uma certa burocracia no processo. Atualmente, os parcelamentos chegam em até 420 meses, ou seja, 35 anos. Os financiamentos são fornecidos pelos bancos, de modo que o comprador realiza o pagamento para a agência bancária que irá quitar a sua dívida com o vendedor do imóvel.

Para efetuar a linha de crédito do financiamento, o primeiro passo é fazer uma simulação com um correspondente imobiliário para verificar a sua capacidade de compra. Vale salientar que o comprador do imóvel, que deseja financiá-lo, não deve ter restritivos de crédito (SPC, Serasa e outros). Outra observação, é que a prestação do seu financiamento não poderá ultrapassar mais que 30% da sua renda. Após, é a hora de encontrar um imóvel financiável – que esteja enquadrado nessa possibilidade de crédito. Mas afinal, o que seria um imóvel financiável? Resumidamente, é aquele que está com toda a documentação regularizada. A matrícula não deve possuir nenhuma pendência judicial ou fiscal e deve conter registrado a averbação de toda a área construída. Contudo, estamos falando sobre imóveis PRONTOS e por unidade, caso for na planta ou você deseje comprar um prédio inteiro, as requisições serão diferentes.

Voltando para o processo de financiamento,o terceiro passo é buscar por uma imobiliária para intermediar esse processo, o que é de suma importância para orientar e tirar todas as suas dúvidas sobre o  investimento. Dependendo do banco que você está negociando o financiamento, a ordem dos fatores podem se alterar, como é o caso do próximo passo: a avaliação do imóvel. Onde o banco, por meio de uma empresa, contrata os serviços de um arquiteto ou engenheiro para fazer uma análise. Essa medida é tomada afim de confirmar o valor, além de saber se o imóvel pode ou não servir como objeto de garantia. Depois desse procedimento, então é a hora de realizar o cruzamento de dados no sistema, com a documentação que foi exigida pelo banco e enfim saber se seu crédito será aprovado. Juntamente com isso, ocorre a análise do processo pelo banco com o objetivo de conferir se está conforme. Se tudo estiver ok, o último passo então é a assinatura do contrato. Caso haja alguma irregularidade ou que o resultado dê “inconforme”, alguns métodos devem ser revistos pelo representante do banco e a Agência.

Financiamentos pelo FGTS

Para solicitar o financiamento com a utilização de recursos do FGTS, é necessário estar de acordo com alguns pré-requisitos. Esse modelo de crédito faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Segundo uma matéria divulgada pelo portal UOL, o valor do imóvel e o do financiamento têm limites que variam periodicamente. Além disso, participam apenas pessoas com uma determinada renda familiar máxima, valor que varia de acordo com a região do país. Essa possibilidade requer vários cuidados, por isso é necessário entrar em contato com o banco da sua escolha e informar-se com o representante imobiliário.

Confira abaixo, alguns dos documentos que serão solicitados na hora de realizar o pedido de crédito:

blog_financiamentos_interno-1

Vale ressaltar que, quando falamos a respeito da não aceitação do comprovante de renda, juntamente com os valores do 13º salário e férias, é porque esse contracheque distorce a veracidade dos dados. Além disso, esses documentos são solicitados pela Agência da CAIXA que é parceira da Taperinha. Normalmente, essa documentação é exigida em todos os bancos.

Além disso, temos o vídeo do E agora, Raquel? com algumas dicas importantes na hora de decidir comprar um imóvel:

Financiamento é um tema que rende, por isso qualquer dúvida que você tenha pode nos enviar para: eagoraraquel@taperinha.com.br, pois adoramos a sua participação. No próximo post da categoria Mundo Imobiliário, o tema será ITBI e Registro de Imóveis. O que será que é isso, hein? Fique ligado e nos acompanhe nas redes sociais para ficar sabendo de todas as novidades.