Mundo imobiliário: dúvidas e curiosidades sobre o mercado

14 de março de 2017 Por Taperinha

Provavelmente se você clicou nesse link é porque está interessado em compreender melhor de que maneira se comporta o cenário do mercado imobiliário. Podemos dizer que se for isso, você está no lugar certo. Nesta nova editoria do blog, vamos tratar de assuntos relacionados a esse universo de imóveis e suas dúvidas mais frequentes. Novidades, tendências, novos tipos de construções (locais e nacionais) e como Santa Maria está lidando e sendo vista no mercado imobiliário serão alguns temas abordados. Sendo assim, o conteúdo é especial para proprietários, locatários, investidores e todos aqueles que de alguma forma estão ligados e interessados por esses assuntos.

Sabemos que todos os anos o mercado imobiliário sofre constantes mudanças tendo em vista a inflação, taxas de juros e também a economia do país. Para 2017, primeiramente, se prevê uma queda significativa na inflação. Deve chegar a 5,07%, conforme divulgação do Banco Central. Assim, sobra mais dinheiro para investir, além de impactar na diminuição dos preços dos imóveis. Outro ponto, é a taxa Selic que deve ter redução de juros. De acordo com o mercado financeiro, a redução deve ser de 14% para 11%, ou seja, os empréstimos e financiamentos imobiliários se tornam mais baratos. Além disso, outra questão que contribui é o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), responsável por entender e  medir a economia brasileira. A partir dessa evolução, se presume uma queda no desemprego, o que resulta em mais contratações, mais vendas, mais investimento e consequentemente um crescimento satisfatório. Segundo o Banco Central, para 2017, o Produto Interno Bruto deve crescer 1,3%.

Sendo assim, para 2017, esses serão alguns dos principais fatores que irão colaborar para uma melhora no mercado imobiliário. Com a inflação abaixo, a redução nas taxas de juros, aumento da empregabilidade e o fortalecimento da economia já é possível planejar a aquisição do seu imóvel. Contudo, tudo isso influencia para o aquecimento nas vendas, mas será que não irá refletir no setor de locação também? Já parou para pensar porque seu imóvel não aluga? ou se você é locatário porque não tornar-se um proprietário neste ano?

Bom, se você tem alguma dúvida ou receio de investir nesse mercado, não deixe de acompanhar o próximo post desta série. Vamos trazer quais os principais riscos em investir em imóvel e quais os cuidados que você deve ter na hora de comprar. Mas, se deseja entender melhor como está o cenário para quem quer locar, o E agora, Raquel? desse semana fala sobre isso! Nos acompanhe pelas redes sociais e participe junto com a gente. Adoramos ajudar você!