Fim de ano: como evitar incomodações indesejadas nas festividades

20 de dezembro de 2017 Por Taperinha

Quais seus planos para o fim de ano? Happy hour com os familiares e amigos ou tirar o feriadão para viajar e descansar? Saiba o que fazer para não surgirem preocupações indesejadas nas comemorações de Natal e Ano Novo.

Fim do ano se aproximando e este é o momento de confraternizar e agradecer por mais um ano que se foi. Nada melhor do que uma festa para comemorar concorda?  Porém, a tranquilidade de alguns é o terror de outros. Se você mora em condomínio sabe muito bem do que estamos falando. Quem fica em casa geralmente gosta de receber a família e os amigos. E aí, surge a primeira preocupação: barulho e convidados. Já para quem vai viajar o assunto é outro: segurança da casa que vai ficar sozinha.

Barulho na vizinhança

O barulho é um dos principais motivos de reclamação em condomínios. Seja de festa, obra, ruídos dentro dos apartamentos ou da bagunça da criançada em horários proibidos.  Além disso, até para os bares da redondeza e prédio ao lado sobram queixas. É um desafio e tanto para os síndicos e porteiros de plantão. Mas como agir nessa situação?

A dica é sempre a mesma: bom senso e diálogo.

Se estiver incomodado com o barulho, fique a par das regras de convivência do seu condomínio e reveja se, realmente, está abusivo e merece alguma intervenção. Se deseja saber mais informações sobre esse tema, nós já falamos aqui no blog e no E agora, Raquel? sobre vizinhos barulhentos e o que fazer nesse momento.

Vale salientar que, se você mora em condomínio e vai realizar uma festa nessas datas comemorativas, é importante que deixe uma lista de convidados na portaria para que os procedimentos de segurança sejam feitos de forma correta. Como bom anfitrião fique atento ao barulho excessivo dos seus amigos e oriente-os a maneirar na bagunça e, principalmente, para não ficar passeando pelo condomínio.

Segurança para quem vai viajar

Para quem vai aproveitar o feriadão de final de ano para descansar e viajar deve ficar atento na segurança do seu lar.

Lembre-se de algumas dicas:

  • Verifique se trancou todas as portas e janelas antes de sair.
  • Não esconda suas chaves em lugares clichês como embaixo do tapete ou atrás de um vaso. Se for necessário, deixe suas chaves com algum vizinho conhecido ou familiar. Caso essa pessoa não more no condomínio, deixe avisado de antemão a portaria do seu prédio.
  • Evite falar suas datas de saída e volta da viagem.
  • Desligue da tomada os eletrodomésticos e eletrônicos.

Não deixe que a preocupação ou o esquecimento interrompa seu descanso, além dessas quatro dicas temos um vídeo do E agora, Raquel? e um post aqui com blog com mais alertas para você manter sua casa segura.

Curta, compartilhe e comente suas dúvidas ou sugestões! Estamos sempre à disposição e adoramos a interação de cada um.

A família Taperinha deseja à todos um Feliz Natal e um próspero ano novo!